Ferrovia Sorocabana – Presidente Altino – Cronos

O Projeto do Condomínio Residencial Osasco Number One Special – CRONOS é resultado de anos de estudos, não só pela sua localização, que deveria fazer conexão com uma fase da história da cidade e da região onde ele fosse construindo…

…mas porque estou te falando sobre isto? Acima de tudo porque o CRONOS é resultado do sonho de mudar uma cultura imposta pelas incorporadoras e construtoras, que buscam acima de tudo o lucro e em nome disto e se aproveitando da fragilidade financeira do consumidor, entregam unidades habitacionais em locais distantes, com infraestrutura limitada e unidades inacabadas, somente no contrapiso, sem acabamento e precisando realizar a primeira reforma antes da mudança. Mudar esta visão de exploração e entregar produtos com qualidade superior, alto valor social, financeiro, econômico, tecnológico e ambiental. É nosso sonho de respeito a você que sonha em adquirir sua moradia. E como todo sonho, para transformar-se em realidade, passa por lenta e progressiva construção, perseverança, resiliência e principalmente sacrifícios, da pessoa e/ou da família, é preciso então conhecer a História deste bairro. É preciso viajarmos na história. Assim você entenderá, como nós, a força, o poder que é fazer parte de algo tão grande, como é a história de Presidente Altino e seus primeiros moradores. Venham comigo e permitam-se sentir, em suas veias, como chegamos até aqui para convidar você a fazer parte também, senão sendo proprietário de uma unidade no CRONOS, então adquirindo cotas do empreendimento.

Já já conto para você sobre o empreendimento. Antes porém, é importante entender a história deste bairro, que desperta no início do século passado. Na verdade Presidente Altino é o Bairro Mais antigo de Osasco. Inicialmente era apenas uma vila de operários da indústria cerâmica Industrial de Osasco que adquiriu terras do Sítio Rio Pequeno, pertencente a Ana Toledo de Oliveira.

Antes, porém, é importante entender a história deste bairro, que desperta no início do século passado. Na verdade Presidente Altino é o Bairro Mais antigo de Osasco. Inicialmente era apenas uma vila de operários da indústria cerâmica Industrial de Osasco que adquiriu terras do Sítio Rio Pequeno, pertencente a Ana Toledo de Oliveira.
Posteriormente com a vinda de outras indústrias para a região atraídas pela linha Férrea Sorocabana outras vilas foram surgindo e a região expandindo.
Presidente Altino foi o primeiro bairro projetado de Osasco. Tem ruas largas, arborizado, completa infraestrutura urbana e ainda hoje vive lá, descendente de Italianos, Espanhóis, Portugueses, Russos e principalmente Armênios que migraram para a região em busca de trabalho.
A ruas do bairro antes tinham nomes de pessoas importantes da capital ou eram letras. Em 1967, no governo militar, o prefeito governava por decreto e assim combinado com a Câmara Municipal, iam trocando o nome das ruas para o de imigrantes que se tornaram importantes na história local.
O Nome do bairro é homenagem a Altino Arantes, Presidente do Estado de São Paulo entre 1916/1920.

https://bityli.com/NBfBg

Em pesquisas, vimos que, em 1930, a estação teve seu nome alterado para General Miguel Costa, mas, em 1932, essa renomeação teria sido desfeita e o nome Presidente Altino restabelecido. Como isso teria ocorrido em 9 de setembro, através da Lei nº 4588 de 22 de agosto de 2013, essa data entrou para o Calendário Oficial de Osasco como sendo o aniversário do bairro de Presidente Altino.

O bairro de Presidente Altino possui uma área total de 110,20 ha.

Seu projeto de loteamento teve um padrão europeu do tipo francês dotado de ruas e avenidas largas com terrenos e quarteirões padronizados e bem definidos além de calçadas largas.

Foi o único bairro projetado de Osasco. Diferente do centro de Osasco que teve um desenvolvimento com ruas estreitas e terrenos irregulares mais ao padrão dos bairros italianos.

Os loteamentos que compõe o bairro são:

Presidente Altino; Parque Industrial Osasco; Vila Adib Auada; Vila Gonçalves; Vila Josino Alves de Aquino; Vila Luiz Izzo; Vila Ruth Luíza; Conjunto Residencial Veloso de Castro; Conjunto Residencial Bráz Lázaro.

Localiza-se no Distrito Administrativo Centro, sendo delimitado ao Norte pelo bairro Ayrosa, pelo Rio Tietê; a Leste com o bairro Industrial Altino pela Rua Henry Ford; ao Sul com o bairro Industrial Autonomistas, pela estrada de ferro da CPTM e, a Oeste, com o bairro Bonfim, pela Avenida Fuad Auada.

As principais vias são:

Rua Henry Ford; Rua Armênia; Rua Oswaldo Collino; Rua Ari Barroso; Avenida Fuad Auada e Rua Jubair Celestino.

Próximo ao loteamento chega a “Salamaria Continental” ou frigorífico Continental Products Company, que era um ramo de atividade industrial novo no Brasil, sendo esta fabrica a segunda do gênero no Brasil. Em frente a construção é inaugurada em 1919 a Estação Ferroviária de Presidente Altino..

Com a demolição dos prédios pertencentes a Cia Cerâmica, as ruas André RovaI e Erasmo Braga são unidas, facilitando o trafego e a união dos bairros.

Esse local possuía características diferenciadas das regiões do início do vilarejo, pois os imigrantes que se fixaram aí em sua grande maioria não pertenciam à nacionalidade italiana como os primeiros, mas eram russos, espanhóis, portugueses e armênios, sendo estes últimos os que mais marcaram a história do bairro ficando conhecido como bairro dos Armênios.

https://www.kfbrokers.com.br/pagina-ver/presidente-altino-osasco-sp-1136

O quilometro catorze da ferrovia Sorocabana, era uma grande várzea constantemente alagada pelas águas do Rio Tietê. Para o loteamento deste sitio o novo proprietário das terras resolveu fazer a retificação do terreno acabando com os pontos de alagamento que viravam verdadeiras lagoas. Após a retificação foram abertas ruas e projetados os loteamentos – Podemos dizer que Presidente Altino é um bairro plano com ruas e calçadas largas pois é o único bairro que foi planejado desde o início de seu loteamento.

Nesse bairro também surgiu o primeiro clube social de Osasco o Clube Atlético de Osasco que foi fundado em 1914.

A praça mais antiga do bairro é a Praça Laurindo de Camargo, formada no começo da Rua Erasmo Braga, seguindo pela divisa da linha férrea até o leito do Córrego Bussocaba.

Do outro lado do córrego era a Praça Paul Heymann, hoje Praça Cícero Romão Batista.

Foi o bairro mais utilizado pelos primeiros Prefeitos de Osasco para afirmar a soberania municipal, através da mudança do nome das ruas, uma vez que já era um núcleo consolidado e o segundo mais populoso na época da emancipação do município.

Na antiga Rua dos Armazéns situavam-se os armazéns de café, beirando a ferrovia. Hoje esta rua tem o nome de Abílio Mendes.

O senhor Walter Negrelli era o engenheiro responsável pela SOMA – Companhia Sorocabana de Material Ferroviário e solicitou ao líder nordestino da União de Presidente Altino que incentivasse seus conterrâneos a se dirigirem a Osasco, pois havia necessidade de mão de obra e a Soma lhes daria emprego.

Segundo relato de moradores mais antigos, os primeiros cortiços em Osasco nasceram em Presidente Altino, que possuía terrenos grandes e cujos proprietários, os armênios, previram uma nova forma de obtenção de renda, através da organização de pequenas moradias nos fundos das residências.

A Praça Roberto Mange, em Presidente Altino, é um bom exemplo da praça que nasceu através de um alargamento de rua. Ela fica na Rua Ari Barroso com Ettore Bíscuola, ao lado da EMEI de Presidente Altino.

Na rua em frente a praça, está o SENAI e mais adiante, está o Hospital Regional. Devido aos seus pontos de referência, é quase impossível ser uma praça desconhecida da maioria dos osasqueses. https://www.facebook.com/amaltinobr/posts/2546235898748271/

“Estação Presidente Altino”, avisa o alto-falante do trem metropolitano da Fepasa (antiga Sorocabana), toda vez que as composições se aproximam da estação localizada no Km 14 da estrada de ferro. Não se pode afirmar com certeza, mas os indícios levam a crer que foi principalmente por esse caminho — o outro era o rio Tietê — que chegaram à região, na última década do século passado e na primeira deste, seus primeiros habitantes.

Inicialmente eles se instalaram na André Rovai – após o conjunto dos ferroviários da Sorocabana -, a rua considerada o berço de Osasco. Eram portugueses, italianos e imigrantes de outras nacionalidades, que haviam deixado suas terras natais em busca de melhores condições de vida no Brasil. Quando, por volta de 1915, a Companhia Cerâmica Industrial (hoje chamada Hervy) — fundada no final do século pelo italiano Antônio Agu e arrendada posteriormente para o francês Dimitri Sensaud de Lavaud — resolveu comprar uma gleba de terras localizada entre a ferrovia e o rio Tietê e loteá-la a seus funcionários, começariam a se desenhar os primeiros traços de um bairro varzeano, que a partir do final da década de 20 ficaria conhecido como a “varge” de Presidente Altino.

Origem Proletária e Com Sotaque

Juntamente com os trabalhadores da Cerâmica, a exemplo da vila Yara, Presidente Altino recebeu entre seus pioneiros uma quantidade significativa de imigrantes provenientes de países europeus (em geral de invernos rigorosos), que eram contratados para trabalhar nas câmaras frias do Frigorífico Wilson. Esse foi o primeiro emprego osasquense de muitos, como Mardiros Sanazar, pai do ex-prefeito Hirant Sanazar: “Quando meus pais aqui chegaram existiam somente seis casinhas de pau-a-pique”.

Por ser um bairro plano e contar com excelentes pastagens, apesar dos alagados permanentes, o cenário de Presidente Altino foi rapidamente invadido por vacas e cabras, geralmente criados por armênios. Alba Pavão, de uma das mais tradicionais famílias altinenses, lembra-se que naquela época os armênios “faziam coalhadas, colocavam-nas em latas e iam vendê-las em São Paulo. Era muito comum encontrar com eles carregados de coalhadas, nos trens da Sorocabana”. A corrente imigratória armênia recebida por Presidente Aluno aumentou no final dos anos 20 em decorrência da invasão turca que aniquilou aproximadamente 1.500.000 armênios, em 1915. A presença da comunidade no bairro já se mostrava tão marcante em 1936 que ali foi edificada a Igreja Apostólica Armênia, a primeira do gênero no Brasil.
https://bityli.com/5la6D

De trabalhadores rurais a região passa a operária. De sítios e fazendas a região se transforma em industrial entre o fim do século 19 e início do século 20. Com a explosão do caos econômico e a década perdida de 80/90, milhares de indústrias faliram em todo o país. Além disto o crescimento da densidade populacional, declínio das ferrovias e aumento da frota de veículos pequenos, aumento no tamanho dos veículos de carga e iniciando o processo de estrangulamento do trânsito na capital forçou as indústrias remanescentes se mudarem para outras regiões estratégicas para logística.

A História do Bairro Presidente Altino é de transformações, de crescimento, desenvolvimento e prosperidade. O fato de o Bairro ser considerado hoje, de alto padrão, com excelente infraestrutura e bons índices de desenvolvimento e demais informações que você vai conhecer agora, nos tocou e nos levou a acreditar que este empreendimento precisava fazer parte desta história, assim como você fazer parte da história do empreendimento.

Leia mais. Sonhe fazendo parte desta história…
https://bityli.com/98aMd
https://bityli.com/H85rv
http://www.osascomidia.com/2019/08/conheca-historia-de-presidente-altino.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_Altino_(Osasco)

CRONOS EXPERIENCE


Saiba mais!
1
Saiba mais!
Desejo saber mais informações sobre como investir e obter 1,25% a.m. de rendimento.